A seleção portuguesa de andebol perdeu em casa por 33-30 com os Países Baixos, na primeira mão do play-off de apuramento para o Mundial.

A derrota deixa o caminho para a fase final do Mundial mais longe, mas a diferença de três golos permite à seleção lusa continuar a sonhar com a presença na prova que se disputa na Suécia e Polónia.

Ao intervalo a seleção orientada por Paulo Jorge Pereira perdia por um golo de diferença (17-16), fruto das grandes dificuldades sentidas na defesa.

O ataque muito rápido e móvel conduzido pelo central Luc Steins conseguiu ganhar vantagem sobre a defesa lusa quase sempre, obrigando Portugal a correr atrás do resultado desde os seis minutos do encontro.

Na segunda parte, Portugal melhorou claramente na defesa, mas baixou a eficácia ofensiva, apesar de ter chegado à vantagem nos primeiros 10 minutos do segundo tempo.

Alguma precipitação nos últimos minutos e a maior clarividência do adversário, impediram a equipa portuguesa de empatar o jogo.

No último ataque, Kay Smits marcou e deu a vantagem de três golos para a segunda mão, que se disputa em Eindhoven, no domingo.

Nota para a estreia de Kiko Costa pela seleção principal. o lateral do Sporting, de apenas 17 anos, marcou dois golos na primeira internacionalização.