Três jogos, três vitórias.

A seleção portuguesa de andebol venceu por 26-24 a Islândia, nesta quarta-feira em Matosinhos, dando um importante passo para o Europeu de 2022.

À terceira jornada, a equipa de Paulo Jorge Pereira defrontou o principal adversário na qualificação, e chegou ao intervalo a vencer por 14-11.

Na segunda parte, o conjunto nórdico reagiu, chegou à vantagem a cerca de dez minutos do fim, mas Portugal nunca deixou o adversário fugir.

Com o equilíbrio a estender-se até aos últimos instantes da partida,Portugal entrou no último minuto a vencer por dois e já não deixou fugir o triunfo.

O melhor marcador do encontro foi o aniversariante Pedro Portela, com sete golos em sete remates. Destaque ainda para a exibição do guarda-redes Alfredo Quintana e também para Humberto Gomes, o outro guarda-redes na ficha de jogo, que defendeu dois livres de sete metros nos últimos dez minutos, em momentos cruciais. 

Com este resultado, Portugal fica muito perto do apuramento, que pode ser assegurado no dimingo, em caso de triunfo na Islândia. 

A equipa portuguesa soma seis pontos, mais quatro do que a Islândia (menos um jogo), com Israel (menos dois) e a Lituânia (menos um) ainda sem pontos.

Os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros classificados apuram-se para a fase final do Europeu, que se vai disputar na Hungria e na Eslováquia.