A russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial do salto com vara (5,06 metros), regressará às pistas de atletismo na próxima semana, depois de ultrapassada uma lesão no gémeo de uma perna, sofrida há um mês.

«Em breve começamos os treinos. Segunda ou terça-feira faremos um treino ligeiro. Não o fazemos agora porque estou com gripe, caso contrário treinaríamos já», salientou o treinador da russa, Yevgueni Trofímov.

De parte está ainda a possibilidade de Isinbayeva competir, depois de perder toda a temporada de inverno, devido à lesão, e ter interrompido a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

«Seja como for, temos diagnósticos bastante otimistas, vamos ver o que dizem os médicos», salientou o técnico, explicando que é preciso avaliar o grau da recuperação.

A própria atleta, bicampeã olímpica, com conquistas em Atenas 2004 e Pequim 2008, também anunciou na sua conta na rede social Instagram que «a primeira fase de recuperação está concluída» e que «o músculo está praticamente recuperado».

Isinbayeva está, tal como os restantes atletas russos, proibida de competir fora da Rússia, face à retirada de acreditação à federação do seu país, acusada de ter sido conivente em matéria de dopagem.

A Rússia confia que a Associação de Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) levante a suspensão a 27 de março, em reunião do organismo, e que os seus atletas possam competir nos Jogos Olímpicos do Rio2016.

É praticamente certo que os atletas russos deverão falhar os Mundiais de pista coberta, a disputarem entre 17 e 20 de março, em Portland, nos Estados Unidos.