Carlos Lopes vai ser homenageado na nona edição da Corrida do Sporting, agendada para o dia 1 de novembro, altura em que se celebram 35 anos da medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (Estados Unidos).

Na apresentação da prova o vogal do Conselho Diretivo dos leões, Miguel Afonso, descreveu o homenageado como «melhor atleta português de todos os tempos» e «uma lenda vida do atletismo».

Atualmente com 72 anos, Carlos Lopes considerou que o feito de 1984 «marcou uma geração», lembrando os primeiros tempos em Alvalade.

«Quando cheguei, em 1966, o desporto em Portugal era zero. Havia meia dúzia de pessoas que acreditavam no desporto e no atletismo. Uma delas era Mário Moniz Pereira, que dá nome a esta prova», afirmou o antigo atleta, em declarações reproduzidas pela agência Lusa.

Apesar do momento de controvérsia entre o clube e as claques, o diretor para as modalidades do Sporting, Miguel Albuquerque, espera que a corrida seja «um grande momento de união entre a família sportinguista.»

A Corrida do Sporting Mário Moniz Pereira disputa-se numa distância de 10 quilómetros e decorrerá em paralelo com a Corrida Jubas, para os mais jovens, e com uma caminhada, de cinco quilómetros.