Inês Henriques conquistou na manhã desta terça-feira o título de campeã da Europa de 50 quilómetros marcha, em Berlim. A atleta de Rio Maior destacou-se rapidamente entre as suas adversárias e conseguiu gerir a prova, mesmo com algumas dificuldades.

«Inicialmente seguia muito bem, mas a temperatura foi subindo ao longo da prova e, por volta dos 30 quilómetros, senti dificuldades e a perna cedeu um pouco», revelou a atleta, acrescentando: «Tinha uma grande vantagem e controlei a prova.»

«Pretendia bater o recorde do Mundo, mas com as dificuldades não foi possível, mas o principal objetivo era ser campeã da Europa», assegurou a atleta que ao título de campeã europeia conquistado nesta terça-feira, junta o título de campeã mundial conquistado no ano passado.

Num momento de descontração entre a atleta e o seu treinador, Jorge Miguel alertou Inês Henriques para a abordagem que esta fez à prova, nos quilómetros iniciais. «Não devias ter ido com os homens, mais uma vez desobedeceste», lançou o treinador, relata a Lusa. Inês rapidamente pediu desculpa e respondeu que vai «obedecer cegamente às indicações do treinador» até porque as atletas melhoram de forma e podem passar a registar melhores tempos.