Nelson Évora comparou-se hoje à seleção portuguesa de futebol, que começou mal e acabou por se tornar campeã europeia, para desvalorizar a ausência na final do triplo salto dos Campeonatos da Europa de Amesterdão (Holanda).

«Vamos passo a passo, tem de ser assim. Temos a prova disso através da Seleção Nacional de futebol, que não jogou da melhor forma a fase de grupos e que com três empates conseguiu passar. Essa sempre foi a minha forma de estar, independentemente de ser o número um ou o pior, que é o caso neste momento – no ‘ranking’ sou um dos piores. Mas isso pouco importa. É uma prova que vai começar do zero e o principal objetivo no dia da qualificação é passar à final e no dia da final será dar o melhor salto possível», disse o campeão olímpico de Pequim 2008, referindo-se aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

À margem da apresentação da seleção de atletismo que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos, no Centro de Alto Rendimento do Jamor (Oeiras), Nelson Évora frisou que os seus treinos sempre lhe deram boas indicações, mas reconheceu que as maiores competições da época não lhe correram de feição.

«As provas não mostraram aquilo que tenho mostrado nos treinos, mas, como disse, e volto a repetir, há que continuar a acreditar e preparar da melhor forma os Jogos», concluiu.

Nelson Évora não conseguiu a qualificação para a final do triplo salto do Campeonato da Europa de pista ao ar livre, que decorreu em Amesterdão, ao ser 17.º na fase de qualificação, entre os 27 saltadores em competição, com um salto de 16,27 metros.