A menos de duas semanas do início dos Mundias de Atletismo de Pequim, vários atletas alemães protestaram contra a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Entre o lote de atletas está o campeão olímpico do lançamento do disco, Robert Harting. Em causa estão os vários casos de doping registados nos últimos tempos.

Num vídeo publicado nas redes sociais, os atletas queixam-se da permissividade da IAAF em relação à utilização de substâncias alegadamente proibidas. A iniciativa surge na sequência de uma reportagem divulgada pela televisão alemã ARD e pelo jornal inglês Sunday Times, que retratava precisamente essa realidade.

A reportagem teve acesso a 12 mil exames de sangue, correspondentes a 5 mil atletas. Cerca de 800 deles eram suspeitos ou altamente suspeitos, sendo que 146 conquistaram medalhas em Mundiais ou Jogos Olímpicos, entre 2001 e 2012.

«Não podemos continuar a confiar em vocês» ou «vocês estão a destruir o nosso desporto», são algumas das frases enunciadas no vídeo.