A Europa não vai ter representantes nas meias-finais do Campeonato do Mundo de râguebi, que está a decorrer em Inglaterra, depois da Irlanda cair diante da Argentina (20-43) e da Escócia ter sido afastada, por um ponto, pela Austrália (34-35). Pela primeira vez na história dos Mundiais, os quatro semfinalistas são

Nas meias-finais, os sul-africanos, campeões em 1995 em 2007, medem forças com a Nova Zelândia, vencedora da prova em 1987 e 2011, enquanto a Argentina, terceira em 2007, defronta a Austrália, que arrebatou o cetro em 1991 e 1999.
 

No primeiro jogo do dia, em Cardiff, os «Pumas» venceram os irlandeses, que continuam sem presenças nas meias-finais, por expressivos 43-20, num embate em que começaram muito bem (17-0), mas permitiram a recuperação dos europeus (23-20). A segunda metade da etapa complementar pertenceu, porém, ao conjunto sul-americano, que selou o «passaporte» para uma segunda meia-final de um Mundial, oito anos depois, com um parcial final de 20-0.

Râguebi: All Blacks esmagam França por 62-13 e estão nas meias-finais

Juan Imhoff, com dois ensaios, foi a grande figura dos argentinos, a par de Nicólas Sánchez, que conseguiu 23 pontos, atrás de quatro conversões (quatro em quatro) e cinco penalidades (cinco em seis). Matías Moroni e Joaquín Tuculet marcaram os outros ensaios dos argentinos, enquanto Luke Fitzgerald e Jordi Murphy apontaram os da Irlanda.

Em Twickenham, a emoção durou até final, com o jogo a ser resolvido com uma penalidade de Bernard Foley, no último minuto, que virou o resultado de 32-34 para 35-34 a favor da Austrália.
 


A Escócia esteve muito perto da vitória, depois de uma interceção de Mark Bennett, que chegou ao ensaio, transformado por Greig Laidlaw, autor de 19 pontos. Faltavam cinco minutos, mas uma falha num alinhamento comprometeu. A Austrália, na qual se destacaram os dois ensaios de Drew Mitchell, marcou o primeiro ensaio do jogo (5-0), mas a Escócia virou o resultado (5-13) e chegou ao intervalo ainda na frente (15-16).

O conjunto da Oceânia voltou ao comando do marcado no início da segunda metade, mas os escoceses nunca desistiram e chegaram a acreditar na primeira meia-final da sua história com o ensaio de Bennett, mas ainda não foi desta.