Charles Leclerc garantiu a quarta pole position da sua carreira, a segunda consecutiva, ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Itália de Fórmula 1, em Monza. Uma qualificação muito estranha, diga-se.

O piloto da Ferrari conseguiu a sua melhor volta logo na primeira tentativa da Q3, a terceira e decisiva fase da qualificação, com o tempo de 1.20,126 minutos, apenas 39 milésimos de segundo mais rápido do que o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), líder do campeonato.

Saiba tudo no Autoportal

A sessão ficou marcada pelo despiste do monegasco Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) nos últimos minutos da Q3, que obrigou a uma interrupção por alguns minutos. No recomeço, quando os pilotos se preparavam para a segunda tentativa de volta rápida, todos abrandaram na volta de reentrada em pista de forma a aproveitar da melhor forma o cone de ar do carro anterior.

No entanto, o ritmo imposto foi tão baixo que apenas Leclerc e o espanhol Carlos Sainz (Renault) conseguiram cruzar a meta a tempo de realizar outra volta rápida. Os restantes cruzaram a meta já depois da bandeirada de xadrez que pôs um ponto final na sessão.