O Sporting anunciou esta terça-feira que vai voltar a ter basquetebol como modalidade oficial a partir da próxima temporada. O anúncio foi feito num comunicado publicado no site oficial.

«Com esta deliberação do Sporting Clube de Portugal irá ser criada a respectiva Secção, que englobará a vertente feminina e masculina já a partir da próxima época desportiva», pode ler-se.

No entanto, e numa primeira fase, o Sporting vai ter apenas equipas de basquetebol nos escalões de formação, até aos 14 anos. 

«Posteriormente, através do crescimento orgânico, serão abertos progressivamente novos escalões até atingir os escalões competitivos mais elevados.»

Recorde-se que o Sporting não tem basquetebol desde que os sócios votaram, em 1995, acabar com a modalidade no clube: os dirigentes fizeram um referendo a perguntar aos associados se preferiam manter o andebol ou o basquetebol e o andebol ganhou.

Entretanto, no mesmo dia em que anunciou o regresso da modalidade, os leões decidiram extinguir a equipa de seniores feminina, decisão que motivou um protesto.

Num comunicado colocado no facebook e assinado por todas as jogadoras do plantel leonino, as atletas manifestam a sua surpresa e perplexidade pela decisão tomada pela direção, numa altura em que algumas basquetebolistas já tinham chegado a acordo para permanecerem no clube na próxima época.