Os Golden State Warriors, atuais campeões da NBA, qualificaram-se na última madrugada para a final da Conferência Oeste, depois de vencerem os Portland Trail Blazers, por 125-121.

No quinto jogo da meia-final, disputado na Oracle Arena de Oakland, os Warriors selaram o quarto e decisivo triunfo sobre os Blazers, sob a liderança da dupla formada por Klay Thompson, (33 pontos) e Stephen Curry (29 pontos e 11 assistências).

Pelos Blazers, o protagonismo também foi repartido por dois jogadores: Damian Lillard (28 pontos, sete assistências e sete ressaltos) e C. J. McCollum (27 pontos, oito ressaltos e cinco assistências), que não conseguiram evitar a eliminação da equipa de Portland.

No outro jogo da última madrugada, os Toronto Raptors ficaram a uma vitória da final da Conferência Este, depois de baterem pela terceira vez os Miami Heat, por 99-91.

No Air Canada Centre de Toronto, DeMar DeRozan (34 pontos) e Kyle Lowry (25 pontos e dez ressaltos) conduziram os Raptors para este triunfo, que coloca o emblema canadiano a uma vitória do apuramento para a primeira final de conferência da sua história. Do lado dos Heat, a figura voltou a ser Dwyane Wade, com 20 pontos e sete ressaltos.

O sexto jogo entre Heat e Raptors está marcado para sexta-feira, na AmericanAirlines Arena de Miami.