Os Cleveland Cavaliers continuam na corrida à revalidação do título da liga norte-americana de basquetebol (NBA). Obrigados a vencer, os atuais campeões não vacilaram e derrotaram esta madrugada os Golden State Warriors, por 137-116. O conjunto de Tyronn Lue reduz a desvantagem na grande final para 3-1 e busca um novo milagre como em 2016.

No Ohio, a noite foi de recordes. LeBron James guindou o triunfo dos «Cavs» com o nono triplo-duplo em finalíssimas (31 pontos, 11 assistências e 10 ressaltos), superando a marca estabelecida por Magic Johnson. O ala foi secundado por Kyrie Irving, que fez 40 pontos e fixou-se como o melhor marcador do encontro.

Ao contrário dos jogos anteriores, o campeão da Conferência Este esteve quase sempre a liderar o marcador acima dos dez pontos. O segredo esteve na meia distância: recorde de 24 triplos marcados em finais, em 45 tentados.

Ao fim de 15 vitórias seguidas, os Golden State sofreram o primeiro desaire nos «play-offs» desta temporada. Kevin Durant (35 pontos) voltou a ser o melhor, enquanto Stephen Curry (14) e Klay Thompson (13) esteve uns furos abaixo.

Contudo, os californianos continuam a um triunfo do quinto título da sua história. Pela frente terão dois jogos em casa, para recuperar um título perdido na última época para Cleveland. Aliás, foi a única vez que uma equipa deixou virar um 0-3 nos «play-offs». O quinto encontro da final está agendado para a próxima segunda-feira.

FINAL

Jogo 1: Warriors-Cleveland, 113-91

Jogo 2: Warriors-Cleveland, 132-113

Jogo 3: Cleveland-Warriors, 113-118

Jogo 4: Cleveland-Warriors, 137-116