O base Derrick Rose voltou a lesionar-se na terça-feira, ao fraturar o osso orbital do olho esquerdo, no primeiro treino da pré-temporada dos Chicago Bulls, equipa da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Rose, o jogador mais valioso da fase regular da NBA em 2011, foi atingido, de forma involuntária, pelo cotovelo de um companheiro de equipa e terá de ser operado, não sendo ainda conhecido o tempo de paragem.

O base, de 26 anos, tem sido vítima de várias lesões nas últimas temporadas, não conseguindo regressar ao nível de 2010/11, em que conduziu os Bulls ao melhor registo da fase regular.

A primeira lesão grave de Rose surgiu na temporada seguinte, na primeira ronda dos ‘play-offs’, quando sofreu uma rutura de ligamentos no joelho esquerdo, que o afastou da competição em 2012/13.

Em 2013/14, 10 jogos após regressar à competição o norte-americano sofreu nova lesão nos joelhos, desta vez no menisco direito, falhando o resto da época.

Na última temporada, Rose falhou, com vários problemas físicos, falhou 31 encontros, o que faz com que em quatro anos apenas tenha jogado 100 partidas na fase regular.