Os playoffs da NBA estão ao rubro e a madrugada desta terça-feira foi sinónimo de mais dois grandes jogos.

Os Oklahoma City Thunder receberam os Memphis Grizzlies para o segundo jogo da série que põe frente a frente as duas equipas. Após a formação da casa ter vencido a primeira partida, os Grizzlies queriam surpreender e vencer esta segunda partida para anular o fator casa dos Thunder… e conseguiram.

Num jogo intenso, bem disputado e indeciso até ao final, a equipa de Memphis esteve praticamente o tempo todo na liderança. Chegou ao intervalo a vencer por três (43-46) e entrou no quarto e último período a vencer pela mesma diferença.

A 18 segundos do fim, os Grizzlies até venciam por cinco pontos (93-98) e a partida parecia resolvida, mas se há algo na NBA que não se pode contestar é o fator imprevisibilidade.

Kevin Durant, depois de sofrer um contacto de Mike Miller, atirou de três pontos completamente desequilibrado e a bola acabou por entrar «sem espinhas», como se diz na gíria. Cesto, falta e uma jogada de quatro pontos convertida pelo 35 dos Thunder, a 13 segundos do fim. Genialidade, força e…muita sorte à mistura.

Mike Conley foi depois chamado para a linha de lance-livre, por falta propositada dos Thunder, e marcou um dos dois cestos que teve à disposição, aumentando a vantagem forasteira para dois pontos, a apenas 12 segundos do final (97-99).

Mas os Thunder ainda tinham uma posse de bola e um último fôlego. Nos últimos segundos, Westbrook assumiu as responsabilidades e atirou de três para a vitória, mas falhou. Debaixo do cesto, um herói improvável conquistou o ressalto e lançou sobre a buzina para o empate (99-99), enviando a partida para prolongamento.

Kendrick Perkins, que no total somou quatro pontos, foi o responsável por manter vivas as esperanças dos adeptos da casa.

Mas essa esperança desvaneceu-se logo no arranque do tempo extra. Nova entrada forte dos Grizzlies, parcial de 0-6 e um prolongamento que não mais fugiu do controlo. Vitória final por 105-111, que empata a série a 1-1.

O coletivo de Memphis superou as individualidades de Oklahoma: Randolph, com 25 pontos, Gasol e Lee com 16, Conley com 19 e Udrih com 14, superaram os 36 de Durant e os 29 de Westbrook.

A próxima partida é em casa dos Grizzlies e está agendada para a madrugada da próxima quinta-feira.

Na outra partida da noite, os Clippers receberam, pela segunda vez, os Warriors e desta vez não deram hipóteses aos forasteiros. Depois de perderem o primeiro jogo, perante o seu público, os Clippers arrasaram os Golden State com uma vitória inquestionável, por 138-98.

A equipa da casa dominou toda a partida e esteve sempre na liderança. Ao intervalo já vencia por 26 pontos (67-41) e na segunda parte reforçou a vantagem, acabando a partida com 40 pontos de vantagem.

Blake Griffin liderou os Clippers, com 35 pontos, enquanto Curry, com 24, foi a figura dos Warriors.

A série está agora empatada (1-1) e a próxima partida realiza-se em São Francisco, casa dos Golden State Warriors, na madrugada da próxima quinta-feira.