Que jogo! Com o futebol praticamente parado no dia de Natal, a NBA proporcionou-nos este domingo um embate entre as duas melhores equipas da liga de basquetebol norte-americana da atualidade, com os Cleveland Cavaliers de LeBron James a baterem os Golden State Warriors graças a um último cesto de Kyrie Irving (109-108).

Um final de jogo frenético, como se pode depreender pelo resultado final, com LeBron James a levar os Cavaliers Às costas no último quarto e a fazer o passe para cesto decisivo de Irving, num dos jogos mais espetaculares da corrente temporada, com muitas semelhanças à final da época anterior.

Só o cartaz prometia muito, com a reedição da final da época passada e atuais líderes das conferências, frente a frente, no Gund Arena, em Cleveland.

Os Cavaliers chegaram a estar a perder por uma diferença de 14 pontos a poucos minutos do final (80-94), mas Irving, com 25 pontos, e LeBron, com 31, lideraram os campeões para uma recuperação espetacular até ao último cesto.

Os Warriors, que estiveram em vantagem em boa parte do jogo, ainda tiveram uma oportunidade para passar para a frente do marcador, mas Durant, o melhor da equipa da Califórnia, com um total de 36 pontos, falhou o cesto na última posse de bola. Uma enorme desilusão para os Golde State que chegaram a ter a vitória no bolso depois de Curry converteu um triplo que recuperava a vantagem para os Warriors.

A verdade é que os campeões em título nunca baixaram os braços e lutaram até ao último cesto.