Os Cleveland Cavaliers ficaram a uma vitória da final de Conferência Este da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem sexta-feira em Atlanta (121-108). Os San Antonio Spurs venceram, por sua vez, em Oklahoma (100-96) e recuperaram a vantagem de campo no Oeste.

Com 3-0 na eliminatória, os Cavs estão à beira de eliminar os Hawks, bastando-lhes um novo triunfo em Atlanta, no domingo, para seguir em frente, ao passo que os Spurs, depois de uma derrota pouco comum em casa com os Thunder, reagiram bem em Oklahoma City e lideram a sua meia-final por 2-1.

Invencíveis nos primeiros sete jogos destes play-offs, o conjunto do Ohio voltou a ter LeBron James em bom plano, com 24 pontos e 13 ressaltos, e contou com um «reforço» de luxo, Channing Frye, que saiu do banco para marcar 27 pontos em 28 minutos, convertendo sete triplos.

Os Hawks entraram no último período com uma vantagem de seis pontos, mas a agressividade defensiva e a eficácia no tiro exterior dos Cavaliers, que acertaram 21 dos seus 29 lançamentos de três pontos, foram decisivas, dois dias depois de a equipa ter estabelecido um recorde da NBA, com 25 triplos convertidos num jogo, batendo o registo de 23 dos campeões Golden State Warriors.

Derrotados na final de 2015 pelos Warriors, os Cavs procuram o seu primeiro título de campeão da NBA. Se afastarem os Hawks, terão de enfrentar Miami Heat ou Toronto Raptors, que seguem empatados 1-1 na outra meia-final do Este e disputam hoje o terceiro jogo.

Os San Antonio Spurs conseguiram um triunfo importante no pavilhão dos Oklahoma City Thunder, num encontro em que o domínio inicial dos texanos, expresso nos 12 pontos de avanço que tiveram no seguindo período (41-29), se foi desvanecendo até os anfitriões passaram pela primeira vez para a frente a oito minutos do final.

Os Thunder destacaram-se (83-79), mas os Spurs não se descontrolaram: comandados por Kawhi Leonard (31 pontos), LaMarcus Aldridge (24) e Tony Parker (19), que foi decisivo no final com dois triplos, retomaram a liderança do marcador, aproveitando dois erros das estrelas Russell Westbrook (31 pontos) e Kevin Durant (25). Quando os Spurs tinham apenas três pontos de vantagem (92-89) e faltavam menos de dois minutos para o final, Westbrook cometeu um turnover e Durant fez um passe disparatado que resultaram em quatro pontos para San Antonio e encaminharam os visitantes para o triunfo.

O quarto jogo, de novo em Oklahoma, realiza-se no domingo. Na outra meia-final da Conferência Oeste, os Warriors lideram por 2-0 e disputam hoje o jogo 3 no campo dos Portland Trail Blazers, provavelmente sem Stephen Curry, devido a problemas físicos.