Os Golden State Warriors e os Washington Wizards entraram a vencer nos «play-offs» da NBA, ao derrotarem, respetivamente, os New Orleans Pelicans e os Toronto Raptors.

Melhor equipa da fase regular, os Warriors ainda apanharam um susto no primeiro encontro dos quartos de final da Conferência Oeste, frente aos Pelicans, que chegaram a ter uma desvantagem superior a 20 pontos, que conseguiram reduzir até quatro, já no último minuto. Apesar deste «descuido», o conjunto californiano conseguiu confirmar o favoritismo e vencer por 106-99, na primeira partida de uma série decidida à melhor de sete encontros.

O base Stephen Curry, um dos grandes candidatos ao título de jogador mais valioso (MVP) da fase regular, voltou a estar em evidência, com 33 pontos, cinco assistências e quatro ressaltos, embora o melhor marcador da partida tivesse sido Anthony Davis, dos Pelicans, com 35 pontos.

Os «play-offs» da liga norte-americana começaram com uma pequena surpresa, o triunfo dos Wizards, quintos do Este, sobre o Raptors, quartos, em Toronto, por 93-86, após prolongamento.

Com 20 pontos, o veterano Paul Pierce foi um dos obreiros do primeiro triunfo esta temporada do conjunto da capital sobre os canadianos, após três derrotas na fase regular.

O primeiro dia da segunda fase da NBA fica completo com o confronto entre duas equipas texanas, os Houston Rockets e os Dallas Mavericks.