A NBA chegou a acordo com o sindicato dos jogadores (NBPA) para iniciar a temporada de 2020/21 a 22 de dezembro, após ajustes nos termos, em especial na área financeira, anunciou esta terça-feira o organismo.

A NBA e a NBPA «chegaram a um acordo de princípio sobre o início da temporada 2020/21, bem como a um entendimento nos ajustes a determinadas disposições do atual acordo coletivo afetado pela pandemia da covid-19», referem num comunicado.

A nota conjunta acrescenta que o acordo alcançado prevê a redução do número de jogos da fase regular de 82 para 72 e de viagens das equipas (em cerca de 25 por cento), terá ainda de ser ratifiado pela direção da NBA. 

A abertura do mercado de transferências está marcada para 20 de novembro, dois dias após o draft. Esse período de transações deve ser extremamente intenso, pois os treinos começarão apenas dez dias depois, a partir de 1 de dezembro.

No plano financeiro, o acordo coletivo foi modificado, devido ao impacto negativo da pandemia de covid-19 nas receitas, que a NBA estimou em 40 por cento, devido à ausência de público, uma vez que os jogos serão disputados à porta fechada até nova indicação.

As duas partes concordaram com o princípio de reter até 10 por cento dos salários dos jogadores para cobrir perdas em várias temporadas, percentagem que poderá ser aumentada até a um máximo de 20 por cento, mas a diluir nas próximas épocas e nunca na mesma.

A NBA estima ainda que, ao iniciar em 22 de dezembro, o dia de Natal garante-lhe uma audiência entre as mais altas da temporada e o facto de terminar mais cedo, devido à diminuição dos jogos, também irá impedir a competição de coincidir com os Jogos Olímpicos Tóquio2020, a decorrer de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.