O apertado calendário da NBA tem gerado intenso debate nos Estados Unidos. Os poucos dias de descanso entre jogos têm originado demasiadas lesões, o que deu origem a várias críticas. Um dos jogadores que mais tem abordado o tema é LeBron James, dos Lakers, que pede maior atenção à saúde dos atletas.

Quem não tardou em contrariar Lebron James foi um dos maiores nomes da história da NBA: Shaquille O'Neal. O agora comentador contesta a opinião dos atletas: «Quando vives num mundo onde 40 milhões de pessoas foram despedidas... Se eu ganhasse 200 milhões por ano, não me veriam a queixar», disse Shaq.

«Eu, pessoalmente, não me queixo, nem coloco entraves a isto, porque há pessoas por aí a trabalhar no duro e tudo aquilo que nós jogadores temos de fazer é treinar duas horas por dia e ganhar muito dinheiro», acrescentou.

A última pré-época foi a mais curta da historia da NBA, com apenas 71 dias de descanso para os atletas. A última vítima das lesões na liga de basquetebol foi Giannis Antetokounmpo, no jogo da noite de terça-feira entre Bucks e Hawks.