Os Golden State Warriors garantiram, esta madrugada, a qualificação para final da NBA, a liga norte-americana de basquetebol, ao fazer o pleno na final a Oeste, no quarto jogo ante os Portland Trail Blazers, só decidido no prolongamento: 117-119.

Os Portland precisavam obrigatoriamente de vencer para poder arrastar decisões na eliminatória, mas Stephen Curry e Draymond Green protagonizaram registos que acabaram por ser decisivos para os atuais campeões, que triunfaram com um total de 4-0.

Cada um apontou um triplo-duplo, que se tornou histórico: foi a primeira vez que dois colegas de equipa na NBA assinaram a dita proeza, no que toca a jogos da fase dos play-off, de acordo com o Elias Sports Bureau.

Curry assinou 37 pontos, 13 ressaltos e 11 assistências, enquanto Green fez 18 pontos, 14 ressaltos e 11 assistências, num jogo em que o campeão esteve privado de Kevin Durant, Iguodala e Cousins, todos por lesão. O bósnio Nurkic também foi ausência notada na equipa de Portland, que chegou a ter 17 pontos de vantagem no terceiro período (95-78).

O tempo regulamentar chegaria com o empate a 111 pontos, com os Golden State consumaram o triunfo com um parcial de 8-6 em tempo extra, no Moda Center.

Depois dos títulos de 2015, 2017 e 2018, os Warriors procuram o quarto título das últimas cinco épocas e o terceiro de forma consecutiva. Em 2016, recorde-se, os Cleveland Cavaliers bateram a formação da Califórnia.