Os números 8 e 24, usados por Kobe Bryant, já não estavam disponíveis para nenhum jogador dos Lakers depois de a equipa os ter retirado em dezembro de 2017 para homenagear o Black Mamba que tinha terminado a carreira um ano antes. Mas agora, após a morte trágica do antigo jogador, há mais equipas e jogadores a retirarem oficial ou oficiosamente os números de Kobe Bryant.

Os Dallas Mavericks fizeram uma homenagem a Kobe Bryant e às outras vítimas do acidente e anunciaram que «o número 24 nunca mais será usado por um jogador da equipa.»

Entretanto, Spencer Dinwiddie, dos Brooklyn Nets, e Terrence Ross, dos Orlando Magic, já pediram à NBA, e tiveram luz verde, para a alteração do número da camisola que vestiam, deixando o número oito, por respeito e homenagem a Kobe Bryant.

Todas as informações e reações à morte de Kobe Bryant

Spencer Dinwiddie vai usar o número 26.

Terrence Ross regressa ao 31, que usou sempre até esta época, altura em que mudou para o oito.

Ainda assim, segundo o The New York Times, há mais 20 jogadores a usarem a camisola oito esta temporada e 12 com a 24. Alguns ponderam mudar por respeito e homenagem a Kobe Bryant, enquanto que outros querem continuar a usar esses números pelo mesmo motivo.

Joel Embiid, dos Philadelphia 76ers, não se encaixa em nenhum destes casos, já que usa habitualmente o número 21, mas esta terça-feira, frente aos Golden State Warriors, vestiu excecionalmente, a camisola 24, para lembrar Kobe Bryant, e não conseguiu esconder a emoção.

O 24 dos sixers está retirado por pertencer ao ex-jogador Bobby Jones, uma das lendas da equipa, mas Embiid pediu-lhe autorização para o utilizar e Bobby Jones acedeu de imediato, permitindo assim a homenagem.

Curiosamente, Embiid marcou exatamente 24 pontos neste jogo em que vestiu a camisola 24.