Arrancou mais uma intensa final da NBA e o quarto período demolidor dos San Antonio Spurs garantiu a vitória sobre os bicampeões Miami Heat, por 110-95.

A equipa texana chegou ao final do terceiro período a perder, mas virou por completo o resultado na ponta final do primeiro encontro rumo à conquista do título, muito por força da ausência forçada de LeBron James, que teve de abandonar o jogo com cãibras.

Ambiente quente vivido no primeiro embate da final da NBA, que se disputa à melhor de sete, até porque houve um problema no sistema de ar condicionado do pavilhão dos Spurs. A temperatura chegou aos 33 graus.

«Penso que toda a gente terá ficado, seguramente, um pouco mais cansada e desidratada. Tenho a certeza de que as duas equipas estarão muito satisfeitas por terem dois dias antes do próximo jogo e esperemos que nessa altura já tenhamos as contas pagas», ironizou Gregg Popovich, treinador da equipa de San Antonio.

A saída forçada do jogador mais influente dos Miami Heat foi um dos principais fatores para a derrota do conjunto da Flórida. LeBron James foi o principal responsável pela liderança no marcador no final do terceiro período.

«Sentes um murro no estômago quando vês o líder da tua equipa a coxear daquela forma em direção ao banco», confessou o técnico dos Heat, Erik Spoelstra.

No final, o jogo coletivo dos Spurs acabou por ser mais eficaz, contando com 18 pontos e onze assistências de Ginobili e com a eficácia de lançamento – em 16 tentados só dois não foram convertidos.

Os San Antonio Spurs procuram a conquista do título desde 1999 e os Miami Heat querem sagrar-se tricampeões. Para já, os Spurs vão na frente, por 1-0. O próximo embate está marcado para o próximo domingo, 8 de junho.