Telma Monteiro falhou o ataque à medalha de bronze, na categoria de -57 quilos, nos Mundiais de judo que estão a decorrer em Budapeste, na Hungria, ao perder o decisivo combate para a francesa Heléne Receveaux.

Depois de ter ganhou três combates consecutivos, a judoca portuguesa falhou a qualificação para as meias-finais, mas depois venceu o combate que lhe permitiu ser repescada para luta pelas medalhas de bronze.

Um combate entre duas judocas que nunca se tinham defrontado, com a portuguesa de branco e a francesa de azul. Telma Monteiro entrou ao ataque, mas acabou surpreendida pela adversária que somou o primeiro ponto, logo a abrir, com um «waza-ari». A portuguesa passou, depois, por um momento complicado, manietada pela adversária, mas consegui desembaraçar-se sem sofrer mais pontos.

Telma Monteiro procurou empatar o combate nos últimos dois minutos, mas a adversária francesa conseguiu defender-se e deixar o tempo correr para o final, mantendo a vantagem que tinha, apesar de ter sofrido uma penalização. Receveaux conquista, assim, a primeira medalha para a França n estes Mundiais, enquanto a judoca do Benfica procurava a sua segunda medalha de bronze em Mundiais, contando ainda cinco medalhas de prata nesta competição.