O ciclista português José Neves (W52-FC Porto) sagrou-se, este domingo, campeão nacional de fundo, no último dia dos Nacionais de ciclismo de estrada, em Castelo Branco.

Neves, de 25 anos, chegou à meta a solo, cumprindo os 192,2 quilómetros com partida e chegada em Castelo Branco em 04:38.18 horas.

Rui Oliveira (UAE Emirates) foi segundo e Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua) foi terceiro: ambos chegaram a 47 segundos, disputando a medalha de prata ao sprint.

Neves já tinha levado o bronze da prova de contrarrelógio individual e conquistou agora o título que era de Rui Costa (UAE Emirates), ausente da corrida, após se ter destacado do grupo que se foi formando já no circuito urbano, depois de muitos ataques nos primeiros 89 quilómetros, nos quais o novo campeão já se tinha destacado.

Neves, que em 2017 venceu a Volta a Portugal do Futuro e, no ano seguinte, o Grande Prémio Torres Vedras-Troféu Joaquim Agostinho, junta-se na lista de vencedores a Maria Martins (Drops), campeã de elite feminina, e a João Almeida (Deceuninck-QuickStep) e Daniela Campos (Bizkaia-Durango), campeões masculino e feminino de contrarrelógio.