O Comité Olímpico Alemão (DOSB) optou por candidatar Hamburgo para os Jogos Olímpicos de verão de 2024, em detrimento da proposta de Berlim.

«A escolha foi difícil», admitiu em declarações à imprensa o presidente da DOSB, Alfons Hörmann, classificando o projeto de Hamburgo como «um conceito fascinante e compacto».

A cidade hanseática recolheu 18 votos contra 11 de Berlim, registando-se dois votos a favor da partilha pelas duas cidades, no final de um dia dedicado à apresentação de cada projeto.

A decisão ainda terá de ser ratificada por uma assembleia geral extraordinária do DOSB, no sábado em Frankfurt, e passar por um referendo local em Hamburgo, para se assegurar a adesão da população à candidatura. O referendo é essencial e foi nessa fase que caiu a candidatura de Munique aos Jogos Olímpicos de 2020.

Uma sondagem publicada na semana passada apontava para um apoio popular de 64 por cento, contra apenas 55 por cento para Berlim. Já na candidatura para os Jogos Olímpicos de 2000 tinha havido uma forte oposição da população da capital.
 
As candidaturas para os Jogos de 2024 devem ser apresentadas até 15 de setembro e até agora apenas Boston - a favorita - e Roma avançaram, esperando-se que Paris o venha a fazer também. A imprensa alemã considera esta candidatura de Hamburgo como «puramente tática» e apenas para preparar o terreno para 2028.

A Alemanha já acolheu os Jogos de verão por duas ocasiões, a segunda das quais em 1972 em Munique, na edição marcada pela morte de dezassete pessoas, entre as quais onze atletas israelitas, no assalto ao comando palestiniano Setembro Negro, que tinha sequestrado a delegação de Israel.

A primeira foi em Berlim, em 1936, no auge do III Reich, e envolvidos numa gigantesca operação de propaganda do regime nazi. Nesse mesmo ano, Garmisch-Partenkirchen recebeu os Jogos de inverno.

A Alemanha já foi derrotada nas candidaturas p+or seis ocasiões: Garmisch-Partenkirchen (1960), Berchtesgaden (1992) e Munique (2018 e 2022), no que toca a Jogos de inverno, e Berlim (2000) e Leipzig (2012), para os Jogos de inverno.