O canoísta João Ribeiro manifestou-se hoje «orgulhoso» pela conquista da medalha de prata em K1 500 nos Europeus, dedicando-a ao «companheiro» Emanuel Silva, hospitalizado na Polónia devido a uma crise renal.

«Este ano consegui vir representar Portugal em K1, que era também o meu desejo. Concentrei-me. Sabia o que tinha de fazer para chegar nos da frente. Só olhei no fim a ver em que lugar ia. Tentei gerir ao máximo na parte da frente. Quebrei um bocadinho na fase final, mas fui o segundo melhor da Europa», afirmou o canoísta, citado pela agência Lusa.

O atleta de 31 anos recordou, ainda, que foi a Poznan para competir em K4 500 metros, algo que não foi possível dado o problema de saúde do medalhado de prata de Londres2012.

«O objetivo era o K4, estamos a trabalhar e só treinamos para isso para representar Portugal em Tóquio2020. Estamos completamente focados. Infelizmente o Emanuel teve o infortúnio de estar hospitalizado e não poder estar neste Europeu. Vai uma força minha e do grupo. Dedicar-lhe esta medalha, porque certamente queria estar connosco a viver este momento e está privado disso», completou o português.