O tenista norueguês Casper Ruud (7.º) qualificou-se, esta sexta-feira, para a final do Open dos Estados Unidos, ao bater o russo Karen Khachanov (31.º) em quatro sets, no primeiro duelo das meias-finais.
Ruud faz história, ao ser o primeiro tenista da Noruega a alcançar a final da competição, tratando-se da sua segunda final da carreira em torneios do Grand Slam, depois de ter sido finalista vencido, já em 2022, em Roland Garros (perdeu então para Rafael Nadal).
O nórdico de 23 anos, quinto cabeça-de-série no torneio, venceu Khachanov, 27.º pré-designado, com os parciais de 6-7, 2-6, 7-5 e 2-6, em pouco mais de três horas de duelo.
Desta forma, Casper Ruud mantém as aspirações de poder tornar-se, na próxima semana, o novo número um mundial do ranking ATP.
Na final, agendada para domingo, Ruud aguarda pelo vencedor do encontro entre o espanhol Carlos Alcaraz e o norte-americano Frances Tiafoe. Quer Alcaraz, quer Tiafoe, podem também chegar pela primeira vez à final em Flushing Meadows. O encontro está agendado para esta noite, já sábado em Portugal Continental (00h00).