A vida de Lance Armstrong mudou radicalmente desde que, em 2012, foi sancionado pela UCI por ter usado doping. Além de lhe terem retirados os sete títulos de vencedor do Tour, foi impedido, para sempre, de competir, não apenas no ciclismo, mas em todos os desportos olímpicos.

«Hoje em dia não posso fazer tiro ao arco. Não posso jogar badminton. Não me deixam sequer jogar ténis de mesa. Quando tudo isto ocorreu, expulsaram-me de todas as modalidades olímpicas para sempre», contou Lance Armstrong em entrevista à revista Rouleur.

LEIA MAIS: todas as notícias de modalidades

O ex-ciclista queixa-se da forma como o processo foi conduzido, apontando as culpas a Travis Tygart, diretor da USADA, agência anti-doping dos EUA, a quem acusa de pretender «protagonismo» e «estabelecer um precedente» com o seu caso.

«A forma como algumas coisas aconteceram e foram apagadas há sete anos. Isto é muito mau para p desporto. Se tiras o título a uma pessoa, deves dá-lo a outra. Se não o fazes, então não conseguiste nada, tirando fazer-nos todos parecer idiotas. Na Wikipedia os sete estão em branco. Só tens um período em branco durante a I Guerra Mundial, a II Guerra Mundial e os meus sete títulos.»