David Lappartient foi esta quinta-feira eleito presidente da União Ciclística Internacional [UCI] para os próximos quatro anos, durante o congresso do organismo que decorre em Bergen, Noruega.

O francês de 44 anos, autarca de uma pequena cidade da Bretanha [Sarzeau], foi eleito com 37 votos, derrotando o Brian Cookson, antigo presidente do organismo, que recebeu apenas oito.

O novo presidente apresentou a sua candidatura contra o inglês em junho, com base numa necessidade de mudança. Lappartient, pesquisador de profissão, criticou a ineficaz política da UCI no que diz respeito à luta contra a fraude tecnológica na modalidade.

David Lappartiente, que se torna o 11.º presidente da UCI, é o primeiro francês após Achille Joinar [1947/57]. Anteriormente, esteve o irlandês Pat McQuaid [2005/13], que saiu enfraquecido com o escândalo em torno de Lance Armstrong.

Recorde-se que o novo presidente da UCI já tinha sido vice-presidente da União Europeia de Ciclismo e da Federação Francesa de Ciclismo.