Chris Froome falou este sábado pela primeira vez depois da complicada operação a que foi sujeito, devido a um acidente grave sofrido durante o reconhecimento da quarta etapa do Critério do Dauphiné.

Numa nota publicada pela INEOS, a sua equipa, o ciclista britânico agradeceu as mensagens de apoio que tem recebido e afirmou que tem sorte por estar vivo.

«Em primeiro lugar quero agradecer a todos os que me mandaram as melhores desde o acidente. Obviamente que é um momento difícil, mas acumulei muita força nos últimos três dias. Nunca pensei em receber tanto apoio», começou por dizer.

«Também gostaria de agradecer à minha equipa, especialmente ao doutor Richard Usher e à sua equipa médica. (…) Além disso estou muito grato a todos do Hospital Roanne, que me ajudaram a estabilizar. (…) Eu sei quão sortudo sou por estar aqui hoje [vivo] e quanto devo isso a todos os paramédicos e a equipa médica da corrida», acrescentou..

Froome admite que tem uma longa recuperação pela frente, mas garante que já está focado para regressar à atividade no seu melhor.

Refira-se que Chris Froome vai falhar a Volta a França, prova que já venceu em quatro ocasiões.