Victor Campenaerts venceu este domingo a 15.ª etapa da Volta a Itália, vingando a fuga do dia, com o colombiano Egan Bernal (INEOS) a manter a liderança da geral individual.
O ciclista belga, de 29 anos, cumpriu os 147 quilómetros entre Grado e Gorizia em 3:25.25 horas, batendo sobre a meta o holandês Oscar Risebeek (Alpecin-Fenix), segundo, com o alemão Nikias Arndt (DSM) em terceiro, a sete segundos.
Na geral, Egan Bernal manteve a liderança com 1.33 minutos de vantagem para o britânico Simon Yates (BikeExchange), segundo, e 1.51 para o italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious), terceiro.
O dia ficou marcado por uma queda em massa nos primeiros quilómetros que vitimou, entre outros, o alemão Emmanuel Buchmann (BORA-hansgrohe), que era sexto à geral antes de abandonar, e o português Ruben Guerreiro (Education First-Nippo), que seguia no 15.º posto e que foi transportado para o hospital para fazer exames.
Na segunda-feira, a 16.ª tirada é a etapa rainha e liga Sacile a Cortina d'Ampezzo, num dia de alta montanha com três contagens de montanha de primeira categoria, e uma de categoria especial, ao longo de 212 quilómetros, incluindo o Passo Pordoi e o Passo Giau.