O polaco Michal Kwiatkowski roubou este domingo a camisola amarela ao britânico e colega de equipa na Sky Geraint Thomas e venceu mesmo a 44.ª Volta ao Algarve em bicicleta.

À partida de Faro, antes de o pelotão percorrer 173,5 quilómetros até ao Alto do Malhão, em Loulé, poucos acreditariam que Thomas perdesse os 19 segundos de vantagem para o colega e muito menos que o polaco pudesse atacar a liderança do galês. Contudo, logo aos 15 quilómetros, formou-se uma fuga com 31 elementos, entre os quais Kwiatkowski. Podia pensar-se que seria uma tática para obrigar as outras equipas a trabalhar na frente do pelotão.

No entanto, era a própria Sky que controlava o ritmo na frente do pelotão, sem nunca conseguir que a fuga estivesse a menos de 3.30 minutos e com o andar dos quilómetros começou a perceber-se que o vencedor da Algarvia em 2014 se tornava, a pouco e pouco, o grande candidato à vitória final.

Em grande esforço, o campeão português de fundo, Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo), ainda tentou ir buscar o polaco, mas não conseguiu ir além do segundo lugar, a quatro segundos, perante a emoção do seu pai. Na terceira posição, chegou o belga Serge Pauwels (Dimension Data), a oito segundos. Geraint Thomas chegou 1.50 minutos depois do seu companheiro de equipa, num grupo em que vinha também o holandês Sam Oomen (Sunweb), que confirmou o estatuto de melhor jovem.

Na geral, o melhor português foi Nelson Oliveira (Movistar), que terminou na 10ª posição.