Rui Costa usou as redes sociais para anunciar que vai abandonar o Tour. O ciclista português explicou que lhe foi diagnosticada uma broncopneumonia e que o médico o aconselhou a não continuar em prova, pelo que não participará na 16ª etapa da Volta a França.  Uma informação confirmada pela sua equipa Lampre Merida.

O português, que estava doente «há uma semana», explicou que «a  bronquite que tinha nunca chegou a passar e agora avançou para uma broncopneumonia». 

Rui Costa aponta que gostaria de participar na etapa que se realiza esta terça-feira, mas o médico disse-lhe que não poderia fazê-lo: « Ontem, no dia de descanso, após o treino, senti-me muito mal, com dores musculares e febre. Fui levado ao hospital para fazer um raio-x e o resultado foi este. Ainda esperámos para ver como despertava hoje para tomar uma decisão definitiva. Mas sinto-me pior, como se tivesse sido atropelado por um camião. Felizmente detectámos a tempo de evitar lesões graves. Queria continuar, mas o doutor fez-me entender e concordar que, além de pôr em risco a minha saúde, posso pôr em risco a minha própria carreira. Por isso, tomámos esta decisão: vou abandonar o Tour.»

O campeão do mundo ocupava o 13º lugar da classificação geral.




[atualizado]