O ciclista português Tiago Machado, da Netapp, quer voltar ao topo da classificação geral individual da Volta a França, depois da queda de segunda-feira que o atirou do 3.º lugar da geral para o 47.º e lhe deixou marcas no corpo.

O português sofreu uma queda na 10ª etapa, uma tirada muito dura, foi dado como desistente, mas voltou a subir para a bicicleta e, em esforço, conseguiu cortar a meta. Esta quarta-feira, e após um dia de descanso, o português desceu de 47.º para 64.º, a 1h02m37s do líder, mas isso não o desmotiva.

«Tive um dia de cão. Dores nas costas, perna e cotovelo. Quando a estrada é má as dores são em todo corpo. Foi mais um dia que passou, mais um para recuperar», disse o ciclista português à Eurosport.

«Quando estiver melhor vou tentar fazer o que fiz na etapa 9, isto é, tentar entrar numa fuga e lutar por uma vitória», adiantou.

Questionado sobre a queda na etapa passada, que quase o colocou fora do Tour, Tiago Machado afirmou: «Ainda não sei o que passou na descida. Não vínhamos a correr riscos, era situação normal de corrida. Bati num buraco, a bicicleta fugiu-me por baixo e acabei por bater com o cotovelo esquerdo e fiquei com muitas dores e mal disposto. A equipa merece todo o respeito e por isso fiz o possível para ficar na corrida».