O ciclista norueguês Alexander Kristoff, da Team Emirates, é o primeiro camisola amarela da 107.ª edição Tour, numa primeira etapa marcada pela chuva e por várias quedas, entre as quais as de Pavel Sivakov e Thibaut Pinot, a apenas três quilómetros da meta. Num dia repleto de acidentes.

Kristoff escapou ileso à atribulada jornada de 156 quilómetros entre Nice Moyen Pays e Nice, em que caíram alguns dos favoritos, como o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) e o colombiano Nairo Quintana (Arkéa–Samsic), impondo-se ao campeão mundial, o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), segundo classificado, e ao holandês Cees Bol (Sunweb), terceiro, com o tempo de 3:46.23 horas.

Num dia repleto de acidentes, nem Nélson Oliveira, o único português na corrida, que esteve envolvido nas quedas, mas escapou sem problemas de maior, ainda que tenha perdido 2m43 para o camisola amarela, cortando a meta no 78.º lugar, o melhor da equipa Movistar, muito afetada pelas quedas.

O primeiro camisola amarela vai partir para a segunda etapa com quatro segundos de vantagem para Pedersen e de seis para Cees Bol.