O ciclista belga Remco Evenepoel, que figurava entre os favoritos à conquista da Volta a Itália, o Giro, abandonou a prova, na sequência de uma queda na 17.ª etapa, realizada na quarta-feira.

Evenepoel, colega de equipa do português João Almeida na Deceuninck – Quick-Step, sofreu uma queda na descida do Passo Di San Valentino – a primeira de duas contagens de montanha da etapa – já dentro dos últimos 30 quilómetros.

O belga chegou à meta no 132.º lugar, a 36 minutos e 28 segundos do vencedor da etapa, Dan Martin, num dia em que João Almeida foi segundo classificado.

«Claro que é triste deixar a corrida e a minha primeira grande volta cedo, mas foi uma boa experiência e espero voltar um dia», escreveu o ciclista de 21 anos, através da rede social Twitter.

Quem também confirmou a desistência do Giro foi Giulio Ciccone, da Trek-Segafredo, que esteve envolvido na mesma queda de Evenepoel. O italiano, que era 10.º na geral, a 11 minutos e 26 segundos de Bernal à partida para o dia de hoje, «sofreu uma forte contusão na região lombar e na mão esquerda» devido à queda, que envolveu também o compatriota Vincenzo Nibali e o etíope Amanuel Ghebreigzabhier, colegas na Trek-Segafredo.

O momento em que Evenepoel esteve envolvido numa queda:

Artigo atualizado às 13h10