O Col de la Loze vai estrear-se no percurso da Volta à França em bicicleta de 2020 e é mesmo o ponto mais alto da 107.ª edição da prova. O Tour, como é conhecido, viu revelado o itinerário completo esta terça-feira, que arranca a 27 de junho, em Nice.
O cume de Loze está localizado a 2 304 metros de altitude e vai ser percorrido na 17.ª etapa, a 15 de julho, após a partida de Grenoble.
Inteiramente em solo francês, a edição 2020 do Tour termina, como habitualmente, nos Campos Elísios, em Paris, a 19 de julho. O traçado volta a ser marcado pela montanha, mas prima pela média e não tanto pela alta montanha.
LEIA MAIS: todas as notícias de modalidades
As subidas nos Pirinéus e nos Alpes voltam a pautar o percurso total de 3 740 quilómetros. São 29 as subidas categorizadas, seis delas em alto. O 20.º e penúltimo dia de prova reserva o regresso de La Planche des Belles Filles, para um contrarrelógio individual de 36 quilómetros. Ausência é o contrarrelógio por equipas, bem como as histórias chegadas no Alpe d’Huez e no Mont Ventoux, numa edição que vai começar uma semana antes do habitual, para permitir aos participantes a viagem para os Jogos Olímpicos 2020, seis dias após o fim da «grande boucle».
Recorde-se que o colombiano Egan Bernal foi o vencedor do Tour em 2019, ao serviço da equipa Ineos.