A Volta a Portugal anunciou, em comunicado, esta quarta-feira, que a edição deste ano vai terminar com um contrarrelógio em Fafe, no dia 12 de agosto.

Fafe vai receber pela primeira vez a final da Volta a Portugal com um contrarrelógio, ainda a ser designado pela autarquia e pela organização da prova, mas que poderá ser determinante para «manter até ao fim a incerteza quanto ao desfecho da competição.»

A Volta a Portugal já tinha passado por Fafe na última edição, na etapa que passou pelo mítico salto da Pedro Sentada, que foi ganha por Rui Sousa na sua última vitória da carreira.

O diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, justificou a escolha da cidade para encerrar a competição: «Nos últimos anos, Fafe consolidou-se como uma das mais importantes autarquias da Volta a Portugal e o facto de ter sido escolhida para receber o final da 80.ª edição foi perfeitamente merecido. A Praça 25 de abril, vulgarmente conhecida como a sala de visitas do Minho, vai constituir-se como um palco fantástico de final de competição.»

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul da Cunha, acredita que a cidade vai agora estar «permanentemente ligado à próxima Volta a Portugal.»

«A Volta a Portugal tem grande mediatização e é acompanhada com muito entusiasmo pelos adeptos que seguem a prova ao detalhe, e por isso este é um investimento importante para desenvolver o turismo da nossa região», adicionou.

Fafe já recebeu a Volta a Portugal em 32 ocasiões. Esta será a 80.ª edição da maior competição de ciclismo a nível nacional, a realizar-se entre dia 1 e 12 de agosto.