A 81.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai terminar na Avenida dos Aliados, no final de um contrarrelógio entre Vila Nova de Gaia e o Porto, anunciou esta segunda-feira a organização-

O diretor da Volta, Joaquim Gomes, referiu que última tirada será «uma homenagem ao rio Douro» e prometeu «para daqui a um mês» a apresentação do restante percurso. Certo é que a prova rainha do ciclismo nacional vai passar pela Serra da Estrela e pela Senhora da Graça.

«É um contrarrelógio com zonas planas e outras de subidas algo exigentes, com uma componente técnica que acaba por dar-lhe um toque aliciante», acrescentou, durante uma apresentação que decorreu na Biblioteca Almeida Garrett e que contou com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, além do líder da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira.

A última etapa da prova tem 19,5 quilómetros e vai ligar as duas cidades, num percurso que começa em Canidelo e atravessa a Avenida da República em Gaia, cruza o Rio Douro pela Ponte do Infante e acaba nos Aliados.