O ciclista francês Rémi Cavagna (Deceuninck-Quick Step) venceu, esta sexta-feira, a 19.ª e antepenúltima etapa da Volta a Espanha em bicicleta, que ligou Ávila e Toledo na distância de 165,2 quilómetros. O esloveno Primoz Roglic manteve a camisola vermelha da classificação geral.

Cavagna, de 24 anos, atacou de forma decisiva a 24 quilómetros da meta e venceu de forma isolada, chegando em primeiro lugar ao fim de 03h43m34s, cinco segundos a menos que os mais rápidos entre o pelotão, o irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe) e o checo Zdenek Stybar (Deceuninck-Quick Step), segundo e terceiros, respetivamente.

Além do final da etapa, o momento do dia aconteceu a 66 quilómetros da meta, numa queda que envolveu, entre outros, Primoz Roglic. A Movistar tentou aproveitar o acidente para acelerar o ritmo da corrida, o que provocou alguma polémica, mas Roglic conseguiu reintegrar-se no pelotão principal a 27 quilómetros do fim, terminando a tirada no décimo lugar, mas sem grandes perdas.

LEIA MAIS: todas as notícias de modalidades

Roglic tem agora 2m47s de vantagem para Alejandro Valverde (Movistar), que ganhou três segundos ao esloveno, após ter sido sexto na etapa. O colega de equipa de Valverde, Nairo Quintana, continua em terceiro, a 3m31s.

Este sábado, a 20.ª e penúltima etapa vai ser decisiva nas contas finais, na ligação entre Arenas de San Pedro à Plataforma de Fredos, ao longo de 190,4 quilómetros. Há duas contagens de montanha de primeira categoria, duas de segunda e outras tantas de terceira.