O judoca Jorge Fonseca e a mesa-tenista e Fu Yu foram distinguidos esta quinta-feira com a medalha de excelência desportiva do Comité Olímpico de Portugal, durante a Celebração Olímpica de 2019.

O judoca, primeiro português a conquistar um título mundial em judo, na categoria -100kg, recebeu o prémio que nas últimas quatro edições tinha sido entregue ao canoísta Fernando Pimenta. Ainda este ano, Fonseca integrou a seleção portuguesa, que foi prata na competição por equipas nos Jogos Europeus.

Já Fu Yu conquistou a medalha de ouro no torneio feminino dos Jogos Europeus, assegurando a presença em Tóquio2020, e a medalha de prata por equipas no Europeu. Com nacionalidade portuguesa desde 2013, ano em que se tornou na primeira portuguesa a alcançar uma medalha (bronze) em Europeus, sucedeu à marchadora Inês Henriques neste prémio olímpico.

Foram ainda distinguidos o nadador olímpico em Tóquio1964 Bessone Basto, que recebeu a medalha de mérito pelos serviços relevantes prestados ao desporto nacional e ao olimpismo, e a judoca Patrícia Sampaio (-78kg), tal como em 2018, após ter revalidado o título de campeã europeia.