O selecionador nacional de basquetebol, Mário Gomes, convocou 16 jogadores para a preparação dos jogos de qualificação para o Mundial 2023, numa concentração que arranca a 4 de julho.

A convocatória vai reduzir posteriormente para os 14 nomes definitivos, com vista aos jogos diante da Áustria e da Suécia, na «bolha» de Matosinhos, em agosto.

Portugal organiza a próxima janela (a segunda) da pré-qualificação da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), jogando a 12 e 16 de agosto com a Suécia e a 13 e 17 de agosto com a Áustria, a contar para o grupo C.

Os convocados:
Daniel Relvão (Académica), Diogo Brito (Ourense, Espanha), Diogo Gameiro (CAB Madeira), Diogo Ventura (Sporting), Francisco Amarante (FC Porto), Gonçalo Delgado (Zentro Madrid, Espanha), João Grosso (UD Oliveirense), João Guerreiro (UD Oliveirense), José Barbosa (UD Oliveirense), Miguel Queiroz (FC Porto), Pedro Bastos (Ovarense), Rafael Lisboa (Benfica), Ricardo Monteiro (V. Guimarães), Sasa Borovnjak (Palencia, Espanha), Sérgio Silva (Lusitânia), Vladyslav Voytso (FC Porto).