O atleta brasileiro Daniel Nascimento, recordista sul-americano da maratona, foi suspenso por cinco anos devido a doping.
A confirmação foi feita esta quarta-feira, pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), com Daniel Nascimento a ser castigado por ter acusado três substâncias em controlos realizados antes dos Jogos Olímpicos Paris2024.
A suspensão de cinco anos produz efeito desde de 15 de julho de 2024 e Daniel Nascimento vai poder voltar às competições em julho de 2029. Em causa está a presença/utilização de substâncias proibidas, no caso drostanolona, metenolona e nandrolona, todas esteroides anabolizantes.
Os resultados do recordista sul-americano da maratona (que mantém esta marca) foram anulados desde 4 de julho de 2024, data do primeiro controlo positivo. O brasileiro acusou doping novamente três dias depois noutro controlo fora de competição.
Nascimento foi suspenso provisoriamente no final de julho de 2024, falhando os Jogos Olímpicos Paris2024, para os quais tinha mínimos na distância mais longa do atletismo.