Portugal manteve vivas as hipóteses de apuramento para a final do Europeu de hóquei em patins ao vencer a Espanha de forma épica por 10-9 na noite desta quinta-feira e, assim, as decisões dos dois finalistas arrastam-se para esta sexta-feira… e podem obrigar a ter a calculadora na mão.

Na sexta-feira, a França joga com a Espanha (18h30) e Portugal defronta a Andorra (21h45). Há ainda um Itália-Alemanha (15h30). De frisar que ainda ninguém está apurado para a final. A seleção comandada por Renato Garrido sabe que, se fizer um melhor resultado do que o da Espanha, garante automaticamente a ida à final com a França, mas pode até entrar em campo… já eliminada, ou até apurada. Porquê? O Maisfutebol explica-lhe tudo, com base nos critérios de desempate da World Skate.

Caso Espanha bata os gauleses e Portugal vença a Andorra, três seleções ficam com dez pontos e é aí que é preciso ir mais além para desempatar. Apresentamos os cenários de apuramento, assumindo vitórias de Portugal e Espanha esta sexta-feira.

OS DUELOS DIRETOS
França-Portugal, 5-3
Espanha-Portugal, 9-10
França-Espanha (6.ª feira, 18h30)
Nota: em caso de vitória da Espanha ante a França, cada seleção soma três pontos neste minicampeonato.

O SALDO DE GOLOS NO MINI-CAMPEONATO (antes do França-Espanha):
1.º: França (5-3, dois positivos) 
2.º: Portugal (13-14, um negativo)
3.º: Espanha (9-10, um negativo)

O primeiro critério de desempate nunca vai chegar neste cenário: considera o maior número de pontos nos jogos disputados entre as três seleções empatadas. Todas ficariam com três pontos.

_

O segundo critério de desempate: havendo igualdade pontual entre as seleções implicadas, levam a melhor as equipas com melhor diferença entre golos marcados e sofridos, no total dos duelos entre si. Como acima visto, a França tem nesta altura uma diferença de dois positivos, Portugal e Espanha de um negativo. Havendo necessidade de aplicar este critério:
- Portugal apura-se: se e só se a Espanha ganhar por um mínimo de quatro golos de diferença (Ex.: vitória de Espanha por 4-0 levaria a França a ter 5-7 no saldo de golos, o que ditaria uma diferença pior do que a de Portugal).
- Portugal é eliminado: se a vitória de Espanha for por um ou dois golos de diferença. Neste caso, Portugal tem sempre a pior diferença de golos final entre as três seleções.

_

O terceiro critério de desempate: levam a melhor as equipas com o melhor rácio de golos, resultante da divisão total de golos marcados pelo total de golos sofridos, nos duelos entre as equipas empatadas. Para este critério entrar nas contas, põe-se em hipótese uma vitória de Espanha sobre a França obrigatoriamente por três golos de diferença. Assim:
- Portugal apura-se: se a vitória de Espanha sobre França, por três golos, for 10-7 ou inferior.
- Portugal é eliminado: se a vitória de Espanha sobre França, por três golos, for 12-9 ou superior.

No entanto, caso Portugal vença a Andorra e a Espanha vença a França por 11-8... é preciso olhar ao quarto critério de desempate: neste, olha-se a todos os jogos disputados na fase de grupos e leva a melhor:
a) a equipa que tiver a melhor diferença total entre golos marcados e sofridos. Nesta altura, França tem no total 23-15 (oito positivos) e Portugal 27-18 (nove positivos). Este critério é mesmo o último que pode ser aplicado a este possível desempate, pois a França acabaria com uma diferença de cinco golos positivos (31-26) ao perder com a Espanha por 11-8. Ou seja, Portugal - não esquecendo que tem de vencer Andorra - apura-se sempre neste cenário, pois nunca seria superado na diferença de golos total pela França.

Ainda atenção... à Itália

Há, porém, ainda outro cenário a ter em conta: a Itália, quarta classificada com cinco pontos, ainda tem aspirações de apuramento para a final, mas para isso teria de bater a Alemanha e esperar, resumidamente, por derrotas de Espanha e Portugal. Caso a Itália vença e o Espanha-França e o Portugal-Andorra deem empate, as três ficam com oito pontos e, no desempate a três, leva sempre a melhor Portugal.

Em suma... Portugal apura-se sempre numa destas hipóteses:
- Ganhar à Andorra e a Espanha não ganhar à França;
- Empatar com Andorra e a Espanha não ganhar à França;
- Perder com a Andorra, a Espanha perder com a França e a Itália não ganhar à Alemanha;
- Ganhar à Andorra e se a Espanha ganhar à França pelo mínimo de quatro golos de diferença;
- Ganhar à Andorra e se uma eventual vitória de Espanha sobre a França, por três golos de diferença, for 11-8 ou inferior;