O tenista espanhol Pablo Carreño-Busta, campeão do Estoril Open em 2017, desistiu de voltar ao Clube de Ténis do Estoril para disputar a edição deste ano do torneio português do ATP Tour, sendo substituído pelo francês Richard Gasquet.

O número 19 do mundo apurou-se sexta-feira para as meias-finais do ATP 500 de Barcelona, após uma vitória em três sets frente ao norueguês Casper Ruud, optando assim por desistir do torneio em Portugal.

Graças à desistência de última hora de Carreño-Busta, que alegou cansaço, o gaulês Gasquet, também antigo vencedor do Estoril Open, mas em 2015, ganhou o acesso direto ao quadro principal, que arranca na segunda-feira, dia 25, prolongando-se até 1 de maio.

Este sábado arranca a fase de qualificação do Estoril Open, com os portugueses Gastão Elias, Pedro Araújo, Pedro Sousa e Tiago Cação a entrarem em ação na luta por uma das quatro vagas de acesso à principal grelha da prova.

Norrie também desiste e dá lugar a "lucky loser"

O tenista britânico Cameron Norrie desistiu este sábado, à última hora, de viajar para Portugal e cedeu o seu lugar no Estoril Open, que arrancou hoje no Clube de Ténis do Estoril, a um "lucky loser".

Vice-campeão em 2021, o número dez do mundo é a segunda baixa do torneio português do ATP Tour. Norrie, que estava a disputar o ATP 500 de Barcelona, perdeu na sexta-feira nos quartos de final diante o australiano Alex de Minaur, e, segundo a organização, não terá conseguido viajar atempadamente para Portugal, devido às más condições climatéricas que se fazem sentir no país vizinho.

Ao contrário do espanhol Carreño-Busta, campeão do torneio português em 2017, que foi substituído por um "alternate", no caso pelo francês Richard Gasquet, o britânico dará lugar a um jogador oriundo da fase de qualificação.

Artigo atualizado com a desistência de Cameron Norrie