O Europeu de basquetebol arrancou com a vitória da Sérvia sobre a Espanha, uma das grandes candidatas, por 80-70. A primeira ronda do Eurobasket 2015 ficou ainda marcada pelas dificuldades da França, anfitriã e campeã em título, para vencer a Finlândia.

Os Bleus apenas conseguiram impor-se após um prolongamento, acabando por vencer por 97-87. Tony Parker, base da França e dos San Antonio Spurs, na NBA, foi o principal protagonista da vitória dos Bleus, com 23 pontos, cinco ressaltos e três assistências.

O jogo contava para o Grupo A, que assistiu ainda à vitória da Polónia sobre a Bósnia, por 68-64, num jogo que incluiu no trio de arbitragem o português Fernando Rocha.

Para o Grupo D houve também um confronto de alto nível entre a Lituânia e a Ucrânia. Os lituanos, vicecampeões europeus, impuseram-se por um escasso ponto de vantagem (69-68).

Quanto ao Sérvia-Espanha, a contar para o grupo B, a «Roja» até entrou melhor, tendo chegado a liderar por 21-11 no primeiro período, mas a Sérvia conseguiu recuperar, liderada pelo extremo Bjelica, com 24 pontos, 10 ressaltos e quatro assistências.

Houve outro duelo intenso para o Grupo B, com a Turquia a impor-se frente à Itália por 89-87.