Os portugueses Carlos Nascimento, Ancuian Lopes e Lorene Bazolo qualificaram-se este sábado para as meias-finais dos 60 metros nos Europeus de atletismo em pista coberta, que decorrem em Glasgow, na Escócia.
Os velocistas do Sporting terminaram em terceiro lugar nas respetivas séries da qualificação.
Carlos Nascimento, que tem como melhor marca este ano 6,69 segundos, foi terceiro na quinta série, com 6,72, atrás do grego Konstadinos Zíkos (6,66) e do bicampeão da europa na distância, o britânico Richard Kilty (6,68).
Na anterior, Ancuian Lopes também tinha assegurado a qualificação, igualmente com o terceiro lugar, mas com a marca de 6,74 segundos, duas centésimas acima do seu melhor registo do ano e o mesmo do francês Amaury Golitin, que foi quarto. O eslovaco Ján Volko (6,69) e o polaco Remigiusz Olsewksi (6,72) foram os mais rápidos.
Depois, Lorene Bazolo, que tem como recorde pessoal 7,27, concluiu a sexta série das eliminatórias femininas no terceiro lugar, com o tempo de 7,33 segundos, atrás da holandesa Dafne Schippers (7,24), campeã da Europa em 2015, e da britânica Kristal Awuah (7,26).
Lorene Bazolo alcançou o 14.º registo das eliminatórias. A polaca Ewa Swoboda foi a mais rápida, em 7,14.
As meias-finais femininas começam às 18:50 horas e avançam para a final, marcada para as 20:35, as duas primeiras de cada uma das três séries e os dois melhores tempos seguintes.
As meias-finais masculinas começam às 19:20 horas e avançam para a final, marcada para as 20:50, os dois primeiros de cada série e os dois melhores tempos seguintes.
Nos 60 metros barreiras, Rasul Dabó falhou a qualificação para as meias-finais ao terminar a série na sexta posição.
Depois de não ter tido uma boa partida e não ter conseguido desenvolver muito mais a corrida, o atleta do Sporting concluiu a prova com a marca de 8,03 segundos.
Olímpia Barbosa também foi eliminada na primeira ronda da prova dos 60 metros barreiras.
A barreirista do Sporting cumpriu a estreia em campeonatos continentais e foi sétima e última na primeira série, em 8,40 segundos, naquele que foi o 26.º e antepenúltimo tempo das qualificações, longe dos 8,20, o seu recorde pessoal, que lhe garantiu a qualificação para os Europeus, e mesmo dos 8,24, que alcançou três vezes.