O nadador português João Costa bateu, esta quarta-feira, o recorde nacional dos 100 metros costas em piscina longa, nos Europeus que decorrem em Budapeste, na Hungria, esta semana.

João Costa, segundo na terceira série, fixou a nova marca em 54,70 segundos, retirando dois centésimos ao recorde estabelecido momentos antes por Francisco Santos, que foi primeiro classificado na segunda série, com 54,72 segundos, menos 43 centésimos do que o máximo anterior.

Apesar de ambos terem batido o recorde nacional, João Costa, 23.º entre 59 nadadores, e Francisco Santos, 24.º, falharam a passagem às meias-finais, para a qual se apuravam apenas os primeiros 16.

Naquele que é o terceiro dia e competição, apenas Alexis Santos (02.00,01 minutos) na terceira série dos 200 metros estilos, com o 13.º lugar da geral, e Ana Catarina Monteiro (02.10,73 minutos) nos 200 metros mariposa (nona da geral) garantiram qualificações portuguesas para as meias-finais.

Os Europeus decorrem na capital magiar até domingo. Portugal está representado por 16 nadadores, que procuram chegar, não só a finais, como aumentar as cinco presenças lusas já asseguradas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.