Sporting e Benfica vão medir forças no arranque da segunda fase do campeonato nacional de andebol, que vai decidir o campeão nacional da época 2018/2019. O sorteio, realizado esta quinta-feira, ditou que o FC Porto recebe o Belenenses, enquanto o Águas Santas é anfitrião do Madeira SAD.

A primeira jornada da fase de campeão está, de acordo com a Federação de Andebol de Portugal (FPA), agendada para 23 de março.

Nota, ainda, para o duelo entre FC Porto e Sporting, à quarta jornada (27 abril) e para o Benfica-FC Porto, da quinta jornada, para já, agendado para 1 de maio.

A 10.ª e última jornada joga-se a 29 de maio, com o clássico FC Porto-Benfica, além do Madeira SAD-Sporting e do Águas Santas-Belenenses.

Nas contas da manutenção, a primeira jornada tem os jogos: Fermentões-Sp. Horta, Arsenal Devesa-Avanca, ISMAI-AC Fafe e ABC/UMinho-Boa Hora. A 14.ª e última jornada disputa-se a 8 de junho: Avanca-Fermentões, Arsenal Devesa-AC Fafe, ABC/UMinho-Sp. Horta e ISMAI-Boa Hora.

No grupo A, que vai decidir o campeão, as seis equipas defrontam-se a duas voltas, no já total referido de dez jornadas, partindo com metade dos pontos alcançados na primeira fase. Algo que também acontece no grupo B, o de manutenção, que tem um total de 14 jornadas. Descem os dois últimos classificados.

CLASSIFICAÇÃO À PARTIDA PARA A SEGUNDA FASE:

Grupo A:

1.º: Sporting, 37 pontos;

2.º: FC Porto, 37;

3.º: Benfica, 36;

4.º: Madeira SAD, 30;

5.º: Águas Santas, 30;

6.º: Belenenses, 28.

Grupo B:

1.º: ABC/UMinho, 28 pontos;

2.º: ISMAI, 25;

3.º: Avanca, 24;

4.º: Boa Hora, 23;

5.º: Sp. Horta, 20;

6.º: Fermentões, 18;

7.º: AC Fafe, 17;

8.º: Arsenal Devesa, 8.