Sir Stirling Moss morreu neste domingo.

Lenda do automobilismo, o britânico era considerado um dos maiores pilotos da história da Formula 1, apesar de nunca ter sido campeão do mundo: a história mete até o Grande Prémio de Portugal.

Moss venceu vários Grandes Prémios entre 1951 e 1961, o período em que correu na F1. Foi o primeiro britânico a vencer um Grande Prémio em casa, em 1955, em Aintree.

Em 1958, Stirling Moss podia ter sido campeão do mundo, mas defendeu o rival Mike Hawthorn o que lhe custou o primeiro lugar. Num gesto de desportivismo, Moss impediu que o compatriota fosse desqualificado no Grande Prémio de Portugal, após Hawthorn ter sido acusado de inverter a marcha na pista.

Para além da Fórmula 1, Stirling Moss correu e venceu outras provas de automobilismo, num total de 212. Em 1962 pôs fim à carreira profissional, depois de um acidente em Goodwood o ter deixado em coma por um mês e parcialmente paralisado por meio ano.

No entanto, Moss não deixou de entrar em carros para competir. O britânico pilotou carros antigos e participou em eventos de lendas do automobilismo até aos 81 anos.

Há dois anos, retirara-se da vida pública, devido a problemas de saúde que lhe causaram a morte, aos 90 anos.